2ª Reunião dos Cursinhos Populares da RMBH

No dia 28 de março de 2018, aconteceu a 2ª Reunião de Cursinhos Populares da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento teve como objetivo aproximar as iniciativas, propondo estratégias para a melhoria do trabalho de cada um dos cursinhos. Organizado pela Rede Educafro, estiveram presentes representantes de oito cursinhos (Educafro, Emancipa-BH, Equalizar, Humanizar, Doar Educa, PVC Vila Marçola e Educar). Tratou-se do custeamento do transporte de estudantes, organização de aulas e simulados e o desenvolvimento de estratégias de divulgação dos cursinhos.

Aulões compartilhados

Estabelecemos um calendário para aulões dos cursinhos populares, e distribuída a responsabilidade de organização de cada um pelas iniciativas presentes. Esses eventos ocorrerão no segundo semestre de 2018, quando estudantes e professores de cursinhos populares se encontrarão em um ambiente de aprendizado. Também serão tomadas providências para que a aulas sejam filmadas e disponibilizadas aos ausentes.

Informações unificadas

O grupo quer divulgar as iniciativas em um site que centralize as principais informações de cada cursinho popular. Esse site está em desenvolvimento pela equipe do Instituto Equale. Conta com horários das aulas, número de vagas, breve histórico  e formas de contato com cada cursinho. Além disso, centraliza informações sobre eventos relacionados ao universo dos cursinhos populares, materiais didáticos e manifestação de interesse por parte de estudante e voluntários. Acesse: http://cursinhospopularesmg.strikingly.com/

Transporte

O grupo apontou na direção de trabalhar politicamente para garantir o transporte escolar para os estudantes de cursinhos populares. Outra parte defendeu a tentativa de angariar recursos por doações para os estudantes mais carentes da rede.

Próximas reuniões

Ficou definido que a próxima reunião será realizada no dia 29/04 de 2018, de 09:00 às 12:00 no Plug Minas. O evento será organizado pelo cursinho Sou Crânio. O evento pode ser acessado por meio do link: https://www.facebook.com/events/2120002508230411/

Os presentes foram convidados a participar do curso de formação de professores proposto ministrado pelo Projeto Sou Crânio. A Rede Emancipa-BH convidou o grupo a conhecer a universidade Emancipa-BH. Ela dispõe de cursos para a formação de educadores populares.

A 2ª Reunião dos Cursinhos Populares avançou na consolidação da comunidade de voluntários que o Equale começou a aproximar em setembro de 2017. As iniciativas se mostram dispostas a trabalhar juntas e a se fortalecer mutuamente. Nos últimos meses, observamos a ajuda mútua para abertura de novos cursinhos, o compartilhamento de materiais, o aumento da comunicação e divulgação mútua das iniciativas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *