Inscrição unificada – cursinhos populares de Minas Gerais

Está aberta a incrição unificada, entre os dias 23 de janeiro e 14 de fevereiro de 2019, para estudantes interessados em ingressar nos seguintes cursinhos populares mineiros:

  • CURSINHO DANDARA – Rua Seis, 120, Nova Pampulha, Belo Horizonte/MG;
  • DOAREDUCA -Vila Pontaporã: Beco D.Ana, num. 23. Vila Ponta Porã, Belo Horizonte/MG;
  • DOAREDUCA – Unidade Serra – Rua Castelo Novo, 1001, Serra, Belo Horizonte/MG;
  • EMANCIPA – Unidade Barreiro – Praça Modestino Sales Barbosa, 11. Bairro Flávio Marques Lisboa – Barreiro de Cima;
  • EMANCIPA – Unidade Floresta – Escola Municipal Paulo Mendes Campos. Av. Assis Chateaubrinad, 429, Bairro Floresta.
  • EMANCIPA – Unidade Venda Nova – Escola Estadual Ari da Franca
  • ESTUDEVEST – FUMEC – Campus Cruzeiro, Rua Cobre, 200. Serra. Belo Horizonte/MG
  • LUMO – Escola Estadual José Gabriel de Pereira. Rua Arapari, 231 – Santa Clara II. Vespasiano/MG
  • MILTON SANTOS – Comunidade Novo Paraíso – Rua São Marcos, 151, Betânia.
  • MILTON SANTOS – Ocupação Vicentão – Rua Espírito Santo 461, Centro.
  • VILA MARÇOLA – Rua Caraça, 966 – Serra.

Quem pode se inscrever

O público alvo são pessoas que cursaram o Ensino Básico na Escola Pública e possuem renda familiar insuficiente para arcar com os custos de cursinhos particulares.

Prazos, datas e vagas

As inscrições estarão abertas até o dia 14 de fevereiro de 2019. A partir do dia 15, os cursinhos entrarão em contato para confirmar as matrículas.

Serão ofertadas aproximadamente 460 vagas por meio da inscrição unificada, e as matrículas nos cursos são limitadas ao número de vagas. Nesse caso, serão utilizados critérios socioeconômicos e ordem de inscrição como critérios para a matrícula. Não serão aplicadas provas de seleção.

Como se inscrever?

As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/inscricaounificada2019. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar por enviar email para contato@equale.com.br

O que são cursinhos populares

Cursinhos populares são iniciativas mantidas por voluntários que têm como objetivo auxiliar estudantes de baixa renda a conquistar o sonho de ingressar no Ensino Superior. Por meio de aulas presenciais em centros comunitários, universidades e escolas, mais de 16 cursinhos oferecem aulas noturnas, gratuitamente, a estudantes de Minas Gerais. Essas iniciativas, juntas, formam a Rede de Cursinhos Populares de Minas Gerais, que atende mais de 1.060 estudantes do estado, por ano.

 

Qual a importância de uma inscrição unificada

Este é o primeiro ano que os cursinhos mineiros fazem uma inscrição unificada. A decisão foi tomada a partir de dados de evasão, que apontam que a principal dificuldade dos estudantes para assistir as aulas é por causa dos custos do transporte. Uma inscrição unificada permite aproximar os estudantes de suas comunidades, e gera dados para que os cursinhos populares saibam de onde parte a maior demanda por novas unidades.

Muitas vezes os estudantes também não conhecem todas as oportunidades de cursinhos de Minas Gerais, e deixam de se inscrever nas opções mais próximas.

 Quem está organizando esta iniciativa

A inscrição unificada vem sendo debatida nas reuniões da Rede de Cursinhos Populares de Minas Gerais desde sua fundação, em 2017. Em 2019, seis dos cursinhos que integram a rede optaram por participar dessa iniciativa: Doar Educa, Emancipa, EstudeVEST (Fumec), Lumo, Milton Santos e Pré Vestibular Comunitário Vila Marçola.

O processo está sendo coordenado pelo Instituto Equale, ONG que oferece apoio operacional aos cursinhos, como doação de materiais didáticos e auxílio-transporte aos estudantes necessitados.

Como as pessoas podem ajudar?

Ajudar estudantes de baixa renda a ingressar no curso superior, não é uma tarefa simples. Para alcançar tantas pessoas, são centenas de voluntários que dão aulas ou fazem trabalhos administrativos, além de dezenas de doadores e parceiros. Veja como cada uma dessas categorias ajuda os cursinhos populares:

Voluntariado

O voluntariado é uma das formas mais potentes de fazer a educação popular. A rede conta hoje com centenas de voluntários que atuam como professores ou auxiliares administrativos nos cursos. A maioria são graduandos dos mais diversos cursos das faculdades mineiras, mas também são comuns profissionais formados, interessados na melhoria da educação pública.

Nesse momento, muitos cursinhos estão buscando pessoas dispostas a ajudar. Se você acha que possui tempo livre durante a semana, e gostaria de doá-lo como voluntário, basta fazer sua inscrição neste formulário, e aguardar o contato de um dos cursinhos da rede.

Doações

Se 120 estudantes de escolas públicas se matriculassem no cursinho privado mais barato de Belo Horizonte, juntos, eles pagariam R$304.320,00 de mensalidades no ano. Apesar disso, um cursinho popular consegue atender esse mesmo número de estudantes custando menos de R$6.000,00, por ano.

Desde 2018, o Instituto Equale, ONG que fundou a Rede de Cursinhos Populares MG, além dos cursinhos Lumo, Humanizar e EstudeVEST, tem recebido doações que são utilizadas para auxiliar na compra de materiais escolares, custeamento de passagens e fornecimento de alimentação aos estudantes. Esse apoio é essencial, já que mais de 50% dos estudantes assistem aulas com fome e não têm como se alimentar, além de quase 50% já terem deixado de assistir aulas por falta de recursos para comprar passagens.

Se você acredita que pode contribuir com algum valor, as doações podem ser feitas pelo site http://equale.com.br/como-ajudar/

10 Comments to “Inscrição unificada – cursinhos populares de Minas Gerais”

  1. Quero cursinho

    1. Bom dia Viviane!

      Você fez sua inscrição no link?

  2. Estou precisando muito tem muito tempo que não estudo, não tenho condições de pagar e tenho tres filhos que precisam também 31 999108207

    1. Olá Maria de Lourdes!

      Espero que tenha feito a sua inscrição e a deles! Em breve vocês terão oportunidade de retomar os estudos, se houver vagas na região de vocês!

      Boa sorte!

  3. I found your website from Google as well as I need to state it was a terrific discover.
    Many thanks!

    1. Thank you, Shayla!

  4. Hello, I want to work in your company on a voluntary basis, can you offer me anything?
    a little about me: https://about.me/iren

    1. Please contact us on contato@equale.com.br

  5. Hello, I want to work in your company on a voluntary basis, can you offer me anything?
    a little about me: https://about.me/zettenberg

    1. Hello Nadine!

      Thanks for your comment. Yes, we can talk about it. Could you send us an email (contato@equale.com.br) telling us what kind of work interesses you?

      Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *