Programa de monitoramento do setor público

Desde nossa fundação, trabalhamos com o monitoramento das atividades das Secretarias de Educação da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais. Buscamos condições para a ampliação da eficiência e transparência das políticas públicas locais. Nesse programa, analisamos as Leis Orçamentárias Anuais e os Quadros de Detalhamento de Despesas, publicamos dossiês com os resultados de pesquisas e nos reunimos com o poder legislativo, buscando caminhos para a melhoria da transparência.

Veja os trabalhos produzidos na aba “Publicações”.

Projeto de visitas às escolas

Visitamos escolas públicas na Região Metropolitana de Belo Horizonte entrevistando os diretores de cada instituição. Com isso, buscamos melhor compreender os impactos da política educacional no cotidiano das escolas. Durante as entrevistas, os temas mais sensíveis são levantados, bem como exemplos de boas práticas. Temos como visão para o projeto a construção de uma rede de diretores e professores que se reúna periodicamente para compartilhar programas de sucesso e pautar a política educacional frente ao poder público.

Projeto de fortalecimento da educação popular

A política pública de educação na Região Metropolitana de Belo Horizonte vem deixando grande número de estudantes sem a conclusão adequada dos estudos. A evasão escolar e a falha em garantir o aprendizado adequado na idade esperada vêm acompanhadas de uma redução dos investimentos nos programas de educação em tempo integral e de educação de jovens e adultos. Para mudar esse cenário, o Equale compreende que o fortalecimento de iniciativas de educação popular é essencial para garantir oportunidades àqueles que foram vítimas de um sistema de ensino ainda falho. Buscamos colocar as iniciativas em contato, fortalecendo sua capacidade de ajuda mútua, oferecendo aberturas para parcerias vantajosas e estimulando o diálogo sobre suas limitações e potencialidades. Oferecemos também consultoria e auxílio na fundação de novos cursinhos populares, universitários ou não.

Programa de divulgação e conscientização

A equipe do Equale tem consciência de que sua missão não pode ser cumprida sem a ampla participação da sociedade civil. Considerada a complexidade do campo da educação, entendemos que essa participação depende de uma comunicação constante sobre a conjuntura do campo. Diariamente, publicamos em nossas redes sociais vídeos informativos, reportagens, colunas e estudos que visam fazer a mediação com a sociedade civil.