Rede realiza primeiro simulado Unificado

A Rede de Cursinhos Populares de Minas Gerais realizou, em abril, seu primeiro simulado unificado. Com as provas os estudantes tiveram oportunidade de testar seus conhecimentos, e receberão análise detalhada de seu aproveitamento em cada matéria.

Aplicação do 1º simulado no cursinho Morro do Papagaio

Quais os objetivos

A ideia de fazer um simulado unificado na rede já era pensada desde a época de fundação da rede, mas ainda não havia sido possível a execução. A ideia da avaliação era fornecer informações tanto ao coordenador do curso como aos estudantes. Por um lado, os coordenadores poderiam conhecer estatisticamente as dificuldades de seus estudantes, e atuar para saná-las. Por meio da comparação de seus resultados frente à rede, podem também promover reflexões sobre as especificidades de seu alunado.

Por outro lado, para o estudante, é uma oportunidade de organizar seus estudos, e refletir sobre onde deve investir mais tempo em sua preparação.

O simulado teve como objetivo avaliar as habilidades básicas dos estudantes, que comprometem seu desenvolvimento acadêmico em conteúdos mais complexos. Por isso, pode ser considerado também como uma atividade diagnóstica.

Próximas atividades

O Equale, junto a uma dedicada equipe de professores voluntários, já está trabalhando na organização do próximo simulado. A aplicação ocorrerá nos dias 30/06 e 07/07, e avaliará as mesmas habilidades, com questões diferentes. Assim, esperamos fazer um diagnóstico do aprendizado real dos estudantes no intervalo entre uma prova e a seguinte.

As inscrições serão abertas no dia 13/05, e ficarão disponíveis até 07/06. Estudantes poderão fazer a inscrição por aqui. O custo é de R$5,00, que é revertido para o custamento da prova e pagamento da mediação da plataforma de vendas de ingressos.

Estudantes de cursinhos populares que não tiverem condições de arcar com os custos, mas quiserem participar da avaliação deverão entrar em contato com seus coordenadores e pedir isenção.

Locais de prova

Os estudantes poderão optar por fazer as provas em uma das unidades dos cursinhos parceiros que farão a prova. Já estão confirmados os cursinhos Doar Educa (Vila Ponta Porã), Humanizar (FAFICH/UFMG), Morro do Papagaio, Projeto Educação Brendo Rosa (Santa Luzia), Pré Existo (Santa Luzia), Amplia Educação (Paulo VI), Consciência Barreiro e Conceição Evaristo (Horto).

Novos desafios

O primeiro simulado foi concluído, e os gabaritos estão sendo corrigidos automaticamente pela Maximize. A seguir, os dados serão enviados para análise TRI por meio de parceria com a Zeus. Assim, os estudantes e coordenadores receberão relatório detalhado do rendimento na prova. O mesmo será feito com a correção das redações pela Imaginie.

A partir desse ponto, valendo-se da parceria com a Open Digital Education, o Equale produzirá materiais direcionados para auxiliar os estudantes a sanar as dúvidas e vencer as dificuldades observadas no primeiro simulado.

Tendo atingido 150 estudantes, nosso objetivo é ampliar o acesso à prova, buscando formas de reduzir custos.

Gostaria de ter feito a prova mas não pode?

Disponibilizamos as provas online para estudantes que não puderam participar do evento. Basta acessar os links abaixo:

1º Simulado Unificado / Atividade Diagnóstica – 1º dia

1º Simulado Unificado / Atividade Diagnóstica – 2º dia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *