1ª Reunião dos Cursinhos Populares da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Em janeiro de 2018 reunimos voluntários de 9 cursinhos populares da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com o objetivo de formar uma comunidade de voluntários e organizar formas de ajuda mútua entre as iniciativas. O evento foi fruto de um trabalho de mapeamento de cursinhos populares de Belo Horizonte realizado de setembro a dezembro.

Voluntário do cursinho popular Equalizar há cinco anos, e no primeiro ano de serviço junto ao Doar Educa, considero os cursinhos populares fascinantes! São um espaço de solidariedade, aprendizado e mudança. Nas salas de aula vemos esperança e vontade de aprender. A educação mercadoria é substituída pela educação solidária e popular.

Nesses cinco anos de trabalho, nunca soube que havia tantas iniciativas desse tipo no Brasil e em Belo Horizonte. De dentro do Equalizar, ouvia falar de uma ou outra iniciativa semelhante. Em setembro de 2017, essa experiência mudaria. Recebemos um convite da Brasil Cursinhos para participar do 2º Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares (2º Encup). Lá, eu e dois colegas, únicos representantes de Belo Horizonte, conhecemos outras 20 iniciativas, e mais de cem voluntários de todo o Brasil. Foi o momento em que saímos do ostracismo.

Com o aprendizado do encontro, voltei a Belo Horizonte me perguntando quantas iniciativas desse tipo existiriam em Belo Horizonte. E foi então que comecei a dedicar meu tempo no Equale para mapear os cursinhos populares de Belo Horizonte. A primeira contagem chegou a 5 cursinhos. O Facebook indicou mais três. E as pessoas desses cursinhos me indicaram mais alguns. Afinal, não estávamos sozinhos em Belo Horizonte, e sequer sabíamos disso!

Não vamos mentir: trabalhar como voluntário em um cursinho popular é fantásticos, mas é um trabalho e, portanto, também tem suas dificuldades e desafios. Encontrar material para os estudantes, lidar com indisciplina, ver pessoas com imenso potencial evadindo porque precisam trabalhar… Conseguir pincéis, sala de aula, um espaço para divulgação. Tudo com base no voluntariado. Imagine você quantos problemas não aparecem!

Mas, com tantos bilhões de habitantes no mundo, sempre tem alguém aí fora que já passou pelas mesmas dificuldades que nós e ou as superou ou sucumbiu. Conhecer pessoas que enfrentam desafios semelhantes é meio caminho andado para superá-los. Nesse espírito, utilizamos o Equale para preparar uma primeira oportunidade de abrir os horizontes desses cursinhos, colocar gente em contato, trocar experiências e, acima de tudo, soluções!

Em parceria com o Pré-Vestibular Acerta, que gentilmente nos cedeu uma sala de aula confortável, e com bastante trabalho de visita a cada cursinho da Região Metropolitana que “achamos”, conseguimos colocar 9 iniciativas em contato na tarde do dia 31 de janeiro de 2018. Ali, conversamos sobre processos seletivos, custeamento de transporte de estudantes, materiais didáticos, aulões e simulados compartilhados.

Como resultado direto da reunião, foi possível montar uma planilha com mais de 50 voluntários dispostos a ajudar os cursinhos populares a montar suas equipes. Recebemos notícias de que algumas iniciativas só fecharam seu quadro de professores por causa da dita planilha.

Com apoio do Colégio Bernoulli e do Cursinho da Poli, conseguimos também doação de 300 apostilas para cursinhos em situação de fragilidade financeira.

Mas, acima de tudo, colocamos gente que trabalha por uma mesma causa em contato. E nesse contato, todos saem fortalecidos!

 

Lucas Madsen

Conheça um pouco mais essas iniciativas:

https://www.facebook.com/emancipabh/

https://www.facebook.com/cursinhoeducar/

https://www.facebook.com/search/top/?q=equalizar

https://www.facebook.com/humanizarfafich/

https://www.facebook.com/CursinhoPopularUEMGHelenaAntipoff/

https://www.facebook.com/educafrominas/

https://www.facebook.com/transenembh/

https://www.facebook.com/transvest/

https://www.facebook.com/doareduca/

https://www.facebook.com/CursinhoConstruir/

https://www.facebook.com/pvcvilamarcola/

http://www.fumec.br/estudevest/

https://www.facebook.com/miltonsantoscursinho/

https://www.facebook.com/lumocursinhopopular/

https://www.facebook.com/ProjetoSouCranio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *