Participação em atos públicos
O Equale vem acompanhando as atividades de professores e trabalhadores das redes públicas municipais e estaduais. Participamos dos atos promovidos que visam condições dignas de trabalho, o pagamento do piso salarial e o cumprimento das metas descritas no Plano Nacional de Educação. Levamos para os atos públicos dados levantados pelo Instituto que ajudam a embasar e dar visibilidade às reivindicações dos educadores e estudantes.
Fundação de Cursinhos Populares
O Equale oferece consultoria e apoio para a abertura de cursinhos populares na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2018, colaboramos para a criação do cursinho Huminzar (FAFICH/UFMG), Lumo (Escola Estadual José Gabriel de Pereira – Vespasiano/MG) e EstudeVEST (FUMEC – campus Cruzeiro). Essa iniciativa fortalece a educação popular, oferecendo 140 novas vagas (10% de aumento na oferta da RMBH) em cursinhos populares gratuitos, para estudantes de baixa renda e provenientes de escolas públicas. São oportunidades que se abrem para esses jovens pleitearem vagas em universidades públicas em condições de igualdade.
1ª Reunião de Cursinhos Populares da RMBH
Entre setembro de 2017 e janeiro de 2018, o Instituto Equale fez um trabalho de mapeamento dos cursinhos populares da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi feito contato com mais de 14 cursinhos, localizados em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité e Vespasiano. O trabalho de mapeamento culminou em um primeiro encontro de educadores desses cursos, visando trocar contatos, estabelecer parcerias e estratégias conjuntas para superar dificuldades recorrentes. Desde o primeiro encontro, promovido pelo Equale, foram feitas chamadas conjuntas para o voluntariado e divulgação mútua de processos seletivos. Nas próximas reuniões, já agendadas, ainda serão discutidas as possibilidades de aulas temáticas compartilhadas e ajuda a estudantes, entre outras.
Ato pela Educação Pública na RMBH
No dia 27 de outubro de 2017, o Equale promoveu um ato público na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. O objetivo foi divulgar dados sobre a educação pública, levantados nos primeiros meses do Instituto. A partir do ato, foram divulgados os dossiês sobre o orçamento de prefeituras e do Governo do Estado, que se encontram na aba “publicações”, deste site. A partir do ato foi feita a denúncia da queda de investimentos em EJA, pela Prefeitura de Belo Horizonte, comunicada aos professores da rede. Também foi iniciado o trabalho de comunicação com vereadores e deputados estaduais da RMBH.