Saiba o que fizemos de abril a junho de 2019!

Imagem de um calendário.

O Instituto Equale é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a melhoria da rede pública de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por meio do aumento da qualidade e equidade na educação, o Equale acredita na possibilidade de um mundo com menos desigualdades. 😉 

Para esse objetivo se tornar realidade, as atividades realizadas pelo instituto são planejadas, discutidas e aprovadas em assembleias gerais da ONG. E, com a intenção de mostrar as ações feitas, a seguir você confere as atividades promovidas no primeiro trimestre de 2019. Vamos lá? 

Programa de Formação de Comunidades Escolares

Tendo em vista a grande quantidade de estudantes que saem das escolas sem a conclusão adequada dos estudos, esse projeto acredita no fortalecimento de medidas de educação popular para garantir oportunidades àqueles que foram vítimas de um sistema de ensino ainda falho. Com foco na importância disso, as atividades realizadas no primeiro trimestre de 2019 foram:  

Aulões unificados 

A redação é uma parte muito importante para ingressar em uma universidade, certo? Pensando nisso, no dia 23 de março o Equale promoveu o primeiro aulão unificado de 2019  com o tema “mobilidade urbana e modais de transporte”. 

Esse aulão contou com a presença de alunos de diferentes cursinhos populares e buscou tratar sobre um assunto que pode cair na redação do Enem 2019. Além de contar com o professor de geografia, Cristiano Sena, e o pessoal do “Movimento Tarifa Zero”, que sabem muito sobre o tema, a professora de redação, Mariana Tavares, explicou para os alunos como utilizar aquelas informações para construir um texto nota 1000. 

Foto dos alunos do Equale assistindo a uma aula de redação.

Devido ao sucesso desse primeiro aulão, outros três foram promovidos no primeiro trimestre de 2019. O segundo ocorreu em maio com a participação dos professores Lucas Olímpio, Emerson Gonçalves e Cristiane Oliveira abordando o tema “Irradiação de Alimentos”. E, em junho, outros dois aulões foram realizados para desenvolver as habilidades e competências na produção textual. 

2ª reunião de cursinhos populares

Os cursinhos populares são auxiliados pelo Instituto Equale com o objetivo de promover uma educação de qualidade para alunos de baixa renda. Pensando na importância de alinhar suas atividades, no dia 23 de abril foi realizada a 2ª reunião de cursinhos populares de 2019. 

Durante ela, as seguintes pautas foram abordadas:

  • avaliação das atividades propostas pelo Equale entre janeiro e março;
  • inscrição unificada dos cursinhos para o primeiro semestre de 2019;
  • aplicação do 1º Simulado Unificado;
  • aplicação das Pesquisas de Evasão relativas ao ano de 2018 e 2019;
  • campanha de auxílio-transporte;
  • organização da festa junina.

Ampliação da campanha auxílio-transporte

Com as doações recebidas até o mês de maio, a campanha de auxílio-transporte conseguiu atingir 14 alunos que não possuíam renda para pagar o transporte até os cursinhos populares. 

Simulado unificado 

Pensando na importância da prática para a preparação dos vestibulandos, foram realizados simulados unificados dos cursinhos populares de Minas Gerais em abril e junho de 2019. Esse evento contou com a presença de 193 alunos e com a participação de alguns professores. Além disso, estudantes com maior dificuldade foram convidados para aulas direcionadas de redação, com o professor Lucas Marquesini, e de matemática, com o professor Heric Corrêa.   

Foto dos alunos do Equale em uma sala de aula realizando o simulado.

Processo seletivo unificado

Uma grande realização do Instituto Equale foi o processo seletivo unificado dos cursinhos populares. Dessa forma, podemos direcionar os estudantes para as oportunidades mais próximas de sua comunidade, além de gerar dados que mostram a demanda de novos cursinhos por região. Bem mais simples frequentar as aulas quando se gasta menos tempo e dinheiro no percurso, não é mesmo?

Festa Junina do Equale

Buscando promover união entre os alunos de diferentes cursinhos populares e seus apoiadores, no dia 29 de junho foi realizada a Festa Junina do Equale. Ela contou com a presença de 60 pessoas, entre estudantes, voluntários, sócios e parceiros da ONG. 

Além da interação durante a festa, os estudantes também tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras com a premiação de materiais didáticos, correções de redação gratuitas e bolsas de estudos.

Foto dos alunos do Equale na festa junina do instituto.

Programa de Monitoramento do Setor Público

Pensando em tornar mais transparente o orçamento investido no ensino, o Instituto Equale trabalha com o monitoramento das atividades das Secretarias de Educação da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais. Em relação a esse programa, as seguintes atividades foram realizadas: 

Atualização das tabelas e relatórios de orçamento

Como o período de abril a junho marca a conclusão do ciclo orçamentário do ano anterior, houve a atualização das tabelas e relatórios de orçamento do município e estado. Isso é importante para mostrar os novos valores comparativos e entender o que tem sido promovido pelo governo em relação à educação. Afinal de contas, como cobrar algo do governo sem nem saber o que foi feito, não é mesmo? 

Porém, isso não é tão simples. Além dos relatórios serem muito complexos, a participação da população é muito pequena em eventos relacionados ao orçamento público. Por isso, o Instituto Equale está no processo de mudança da sua estratégia em relação a esse programa.

Se você tiver interesse em saber mais sobre esse assunto, veja as tabelas atualizadas na aba publicações, com o nome Tabela de Execução Orçamentária – PBH 2019

Por acreditar na importância da transparência de informações na melhoria da educação, o Instituto Equale procura deixar claro as atividades realizadas e os seus planejamentos futuros. Pensando nisso, acessando a aba transparência você encontra os relatórios completos sobre o que tem sido feito. Vamos juntos no sonho de tornar o mundo um lugar com mais igualdade de oportunidades!

Banner direcionando para a página de doação "https://equale.com.br/como-ajudar/"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *